segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Reunião do Conselho de Políticas Estratégicas


Reunião dia 20 de janeiro de 2009

Pauta
Objetivo:
Listagem de Projetos e atividades Plano de Ação/ICV Biênio 2009-2010, a partir do Relatório das realizações Biênio 2007-2008 previstas no Plano Estratégico/ICV e Análise das respostas/Questionário Projeto-Piloto “Prevenção de assaltos de rua”..

Porcentual das respostas obtidas/Questionário

1) Observação: Denise apresentará esta questão - Sim ou Não

2) Ao entrar ou sair de casa, de carro ou a pé, qual seu comportamento preventivo a um assalto?
Observo o movimento da rua 62%
Não abrir o portão/não entrar/dar voltas 43%
Andar perto dos muros; Suspeito; estranhos; flanelinhas

3) Você já viu algum assalto na frente da sua casa ou edifício?
O que você fez?
Telefonei para o 190 38%
Avisei a portaria/guarda de rua 10%
Olhar fixo para demonstra que estava vendo 10%
Quando viaja suspende jornais e revistas 5%
Os seguranças reagiram 5%
O que você acha que poderia ter feito?
Telefonar 190 24%
Entrar numa loja, num estabelecimento 19%
Mudar de rua/dobrar a esquina 10%
Pegar um táxi 5%
Tirar foto 5%
Acionar alguém para movimentar a portaria 5%

4) Você tem visto desocupados ou suspeitos a espreita de oportunidade de roubo ou assalto? Você abriu a janela para mostrar que há movimento? 38%Você fez barulho ou acendeu luzes? 29%Você deu alguma demonstração de que o(s) viu? 33%

Obs.: É necessária Polícia ostensiva (1)
Fiz questão de parar e deixar que ele continuasse andando. Como estava a pé, mudei de calçada e fiquei esperando que se afastasse, pois estava me dirigindo a garagem, que fica fora do prédio onde moro (1)
Na minha rua, não, na cidade, sim (1)

5) No caso de observar movimento suspeito na rua, a quem você recorreria?
A polícia do bairro/telefone 190 52%Acionar por celular/Alertar o porteiro/segurança 48%
Entrar numa loja, num estabelecimento 24%
Mudar de rua/dobrar a esquina 10%
A primeira pessoa que passasse, mas primeiro tentaria despistá-lo 5%
Não há a quem recorrer 5%
Esperar que se afastasse 5%

6) Você tem sugestões de intervenções que você e seus vizinhos poderiam realizar para inibir um assalto na sua rua?Dar queixa na DP, chamar a BM 43%
Colocar grades/portas eletrônicas/arames nos muros/cercas elétricas/alarme 33%
Segurança 24h: ronda na quadra/na rua/no prédio 29%
Conhecer melhor moradores, transeuntes contumazes e visitantes freqüentes 10%
Trabalhar a solidariedade entre vizinhos 5%
Não se isolar 5%
Gostaria de um plano 5%
Fazer barulho 5%
Demonstrar que está sendo visto 5%
Ações em curto prazo: recolher e manter na cadeia; médio prazo/ educação;
longo prazo: controle de natalidade 5%
Ter iluminação pública melhor 5%Ter polícia ostensiva seria um céu! 5%
Está fora de controle 5%

Relatos de Intervenção Relato de um assalto de rua, esclarecendo o tipo de intervenção que você realizou ou que poderia ter efetivado naquele momento.
Relato 1: - Furto de carteira com dinheiro e documentos dentro do ônibus 436, Jardim IPE. Solicitei ao motorista para parar! Desci e fui interpelar um suspeito (sem sucesso). Fui a Delegacia de Polícia mais próxima fazer a ocorrência. - Furto do carro sem a minha presença. Ao notar que o carro tinha sido roubado fui imediatamente fazer a ocorrência policial (Delegacia) e informei a brigada militar. Obs.: o carro não foi recuperado.

Relato 2: Ouvi tiros e depois soube de ocorrência de morte de um bandido or interferência de um morador que estava armado...
Relato 3: Sim, estava dentro do carro com minha mãe em frente a minha casa quando vi um carro suspeito. Quando sai do carro, encarei os ocupantes do veículo que certamente iria nos abordar e eles deram ré, pararam mais adiante mas como continuei encarando, eles se mandaram.

Relato 4 Sim. Na farmácia ao lado do meu prédio; chamamos a polícia e ao conseguirmos a ligação fomos informados que já estavam a caminho, pois alguém da vizinhança já havia ligado. Essa foi a intervenção possível. Não acho que fosse possível outra intervenção, pois o assalto foi a mão armada. Só ficamos sabendo quando terminou e os funcionários da farmácia saíram a rua gritando. Em prédios fica mais difícil de visualizar esse tipo de situação, ao menos me parece.

Relato 5: Eu estava dirigindo, ainda na rua onde eu moro, às 20h de uma segunda feira, quando ouvi tiros e vi duas pessoas correndo, perseguidas por alguém que gritava e atirava comum revolver. Impactado, meu impulso foi fugir; dobrei na primeira rua...

Relato 6: Nunca presenciei nada, creio que no máximo seria fazer barulho, porém sem me expor, pois nunca se sabe se o meliante está armado

Nenhum comentário:

Postar um comentário