segunda-feira, 30 de junho de 2008

Martin Niemöller - 1933


"Um dia, levaram meu vizinho, que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho, que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho, que era católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar."
Resistência ao nazismo.

domingo, 29 de junho de 2008

Depois de Maiakowski

Primeiro, levaram os negros
Mas não me importei com isso.
Eu não era negro.
Em seguida, levaram alguns operários.
Mas não me importei com isso.
Eu também não era operário.
Depois, prenderam os miseráveis.
Mas não me importei com isso.
Porque eu não era miserável.
Depois, agarraram uns desempregados.
Mas, como tenho meu emprego,
também não me importei com isso.
Agora, estão me levando.
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importou comigo.
Bertold Brecht (1898-1956)

sábado, 28 de junho de 2008

Maiakowski - início do séc.XX


"Na primeira noite, eles se aproximam
e colhem uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem,
pisam as flores, matam nosso cão.
E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra
sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua,
e, conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada."

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Violência


"A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota."
Sartre, Jean-Paul



quarta-feira, 25 de junho de 2008

Correio do Povo 24/06/08





Movimento Chega de Violência equipa Polícia e BM

O Movimento Chega de Violência está mobilizado para reequipar a Polícia Civil e a Brigada Militar. A intenção é, em 30 dias, repassar 60 coletes à prova de balas às organizações, sendo 40 destinados a PMs e 20 a inspetores. 'Vamos qualificar a segurança desses servidores que arriscam a vida no combate à criminalidade', salientou a presidente da organização não-governamental (ONG), procuradora do Estado aposentada Helena Raya Ibañez. Os equipamentos serão adquiridos com recursos arrecadados em rifas, jantares beneficentes e no concerto do pianista Miguel Proença, realizado em 22 de junho no Teatro do Sesi. A iniciativa marca o encerramento de sua gestão à frente do Chega de Violência. A advogada Corina Breton assumirá, em 1º de julho, a presidência com a promessa de dar prosseguimento às ações em prol da segurança. Nos três anos em que esteve à frente do movimento, Helena também auxiliou a Guarda Municipal. 'Custeamos reparos de viaturas, incluindo automóveis e motos, e a reforma de uma sala.' Ela defende a necessidade de a sociedade se engajar em movimentos sociais que colaborem para atenuar os efeitos da violência urbana. 'O efetivo policial é reduzido. A BM conta com cerca de 24 mil PMs para os 496 municípios. Sabemos que o número deveria ser muito maior', ressaltou Helena, também presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB-RS e vice–presidente do Instituto dos Advogados do RS. Segundo ela, é lamentável que o Estado, além de enfrentar dificuldades financeiras, tenha que conviver com as perdas decorrentes da corrupção apurada no Detran. O Chega de Violência nasceu em janeiro de 2005 e foi institucionalizado em 2006, em uma assembléia realizada na Câmara de Porto Alegre.

sábado, 21 de junho de 2008

Jornalista Paulo Santana

Como tem gente trabalhando pelas causas sociais! É o caso do movimento Chega de Violência, que fará realizar amanhã, ás 19h, um recital espetacular do pianista Miguel Proença no Teatro do Sesi.
O concerto constará de obras de Johannes Brahms, Heitor Villa-Lobos e Chopin.
E será em benefício da causa da segurança pública gaúcha. O Chega de Violência teve importante atuação na mobilização para aprovação da lei que possibilitou fosse a Guarda Municipal armada e em outras iniciativas em favor da área de segurança.
Agora, o concerto de amanhã de Miguel Proença reverterá a arrecadação para aquisição de coletes à prova de bala para a Brigada Militar, depois que o mesmo material foi doado à Polícia Civil através de recursos obtidos em 2007.Isto é gente que trabalha e age. E merece todos os aplausos.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Divulgado por Maria Amélia Maneques

Para quem não conhece o Instituto CHEGA! de Violência! vou lhes contar um pouco desta história que nasceu de uma sociedade amedrontada, desprotegida e indignada com a violência, que atinge a todos, principalmente no estado do RS. As Sras. Corina Breton, Helena Ibañez junto com o Sr. Mathias Nagelstein, criaram um movimento de protesto, a partir de fevereiro de 2005 sucederam-se reuniões, onde o número de interessados só veio a crescer.
Familiares de vítimas foram se agregando ao grupo e o movimento, que já se chamava CHEGA, se institucionalizou, surgindo o Instituto CHEGA - ICV, cujos estatutos foram aprovados, em assembléia geral, realizada em 5 de abril de 2005.
Quem quiser fazer parte deste movimento e cadastrar-se no Instituto CHEGA! de Violência! basta preencher o formulário eletrônico no site.
O Instituto CHEGA! de Violência! é mais um exemplo que demonstra a preocupação em melhorar a imagem do nosso estado e do Brasil.
Corina conte sempre com meu apoio.
Um abraçoMaria Amelia Maneque Cruz
Postado por Maria Amelia Maneque Cruz - Relações Públicas às 14:10:00 1 comentários

Atenção!

NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em segurança e liga o motor. Você não faz sempre assim? Entretanto, você vê uma folha de papel no vidro traseiro ou dianteiro, que te bloqueia a visão. Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão, abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja que esteja bloqueando a sua visão. Quando vc sai, aparece o ladrão, vindo do nada, te rende, entra e leva o seu automóvel c/ a chave na ignição, o motor que estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), c/ a sua carteira, documentos e o que mais houver lá. Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro. Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos, espere e desça em outro local, mais à frente, c/ total segurança. REPASSE!!! Cuidado e atenção !!! Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende. Boa sorte, boa prevenção, e fiquem atentos .

terça-feira, 17 de junho de 2008

Jornalista Wanderley Soares-O Sul


Homicídios
Um jovem identificado como William Vinhas da Rosa, de 24 anos, foi encontrado morto dentro de caro Honda Civic, na manhã de ontem, na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. A vítima estava com o rosto coberto por um casaco e sentado no banco do carona. Ela foi estrangulada e atingida por um tiro no rosto. Segundo um morador da área, o carro estacionou no local por volta das 22h de segunda-feira. Ao notar que o veiculo seguia parado e que dentro dela havia uma pessoa aparentemente desacordada, ele decidiu acionar a policia. Em Sapucaia do Sul, Oscar Hablik, de 50 anos, foi assassinado na rua Lagoa Vermelha, parque Joelza, com requintes de crueldade. O corpo foi encontrado com as mãos amarradas e um lençol próximo ao pescoço. Em Canoas, Juvenal Dias, 33 anos, foi encontrado morto com um tiro na cabeça no Beco Z-3 na Vila Contel, no Guajuviras.




Corrupção
Policiais civis, servidores do IGP (Instituto Geral de Perícias) e da Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários) realizarão, hoje, um protesto contra a corrupção e em defesa de direitos das categorias. A manifestação acontece a partir de 14 horas, em frente ao Palácio Piratini.

Armas
O titular da SSP-RS, José Francisco Mallmann, assinou terça-feira, termo de contrato para a aquisição de 50 metralhadores calibre 40 e 52 pistolas semi-automáticas, calibre 40, destinadas à Brigada Militar. As aquisições totalizaram R$ 221.287,50. O prazo de entrega não poderá ser superior a 150 dias.

Sufoco
A delegacia do município de Serafina Correa, atualmente, conta apenas com um policial, além da delegada. Mais do que isso, o prédio onde o órgão funciona está em estado de abandono, apresentando várias rachaduras. O jornal Gazeta Regional denunciou o escândalo no dia 30 de maio, o que ainda não foi ouvido na Capital.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Lya Luft - Revista Veja de 11 de junho de 2008

"...Na escola, importa mais do que o acúmulo de informações e o espaço das brincadeiras, num sistema que aprendeu erroneaamente que se deve ensinar como se o aluno não tivesse de aprender. Fora disso, meus caros, não há salvação. Isso e professores supervalorizados e bem pagos, escola para todos - não mais milhões de crianças e jovens em casas cujo pátio é barro misturado a esgoto, ou na rua, com o crack e a prostituição. Um ensino que dê muito e exija bastante: ou caímos na farra e no despreparo para a vida, que inclui graves decisões pessoais e um mercado de trabalho cruel."
Bravo, Lya Luft! Educação e políticas públicas de natalidade responsável.
Corina Breton

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Jornalista Políbio Braga

Conheça os nomes cogitados para a Brigada
Está entre os coronéis João Carlos Trindade e Reuvaldo Ferreira o nome do novo subcomandante da Brigada Militar do RS. Um dos dois trabalhará com o novo comandante, o coronel Paulo Mendes.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Jornalista Wanderley Soares-O Sul

Motoqueiros Dois homens armados roubaram R$ 10 mil de uma mulher no bairro Floresta, na Capital. A vitima foi agredida com duas coronhadas quando transitava pela rua Dr. Timóteo. Os assaltantes fugiram em uma motocicleta.

Culpa de quem?

Um outro olhar - Por: Maria Wagner (Jornal do Comércio)
De uns tempos para cá, dia sim e dia não as páginas policiais contam que mais um recém-nascido foi encontrado no lixo, que mais um jovem foi assassinado, que mais um idoso foi assaltado e que mais uma mulher foi vítima de um estuprador. Culpa de quem?
Seu Ully sobreviveu ao Holocausto, mas não à violência do Rio
Aos 85 anos de idade, foi morto num assalto. Viveu 65 anos no país que escolheu, para fugir do holocausto. Somos uma sociedade passiva, apática que reclama e se fecha atraás de grades. Até quando?

Jornalista Wanderley Soares

A sociedade civil precisa reagir.
"Liberação Dois homens assaltaram, na manhã de ontem, o posto do Banco Real instalado nas dependências do 5º Comar (Comando Militar Aéreo), em Canoas. Um dos bandidos, segundo a Brigada Militar, usava farda da Aeronáutica, o que, naturalmente, facilitou a ação. Este caso é mais um sintoma de que os governos parecem estar anestesiados em torno da gravidade que envolve a segurança pública. Planos que se completarão em dez anos correspondem à liberação da bandidagem que acontece hoje."

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Meio ambiente

"Tão múltiplas são as faces do crime."
Virgílio (70-19 a.C.)
No dia mundial do meio ambiente, olhemos para os monumentos vandalizados.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jornalista Wanderley Soares

Implosão A programada implosão do Presídio Central começa a ser usada como bandeira da instalação, no RS, de um modelo de sistema penitenciário para o país. Da minha parte, já começo a contagem regressiva para essa revolução nessa área que, não somente terá novas celas, mas enfermarias, oficinas de arte e de especialização profissional, agentes penitenciários, professores, assistentes sociais, médicos, psicólogos e psiquiatras. Superlotação, nunca mais!

Leilão beneficente




Hoje, às 15h30m, em nossa sede, receberemos a sra. Simiane, da Infinito Assessoria, para definir detalhes sobre leilão em benefício do ICV.

Coluna do Jornalista Wanderley Soares-3/6/2008

Homicídios Sete pessoas foram assassinadas em menos de cinco horas no Rio Grande do Sul. Os crimes ocorreram entre o fim da tarde de domingo e a noite de segunda-feira. Na região metropolitana a policia registrou homicídios em Gravatai, Viamão e Sapucaia do Sul. Em Porto Alegre, Jackssom Bonardias Macedo, de 29 anos, foi executado no Morro Santa Tereza. No interior do estado houve assassinatos em Caxias do Sul, Estrela e Taquara.